[Fechar]

11/20/2016

OU DEIXAR A PÁTRIA LIVRE, OU MORRER PELO BRASIL!

" Proclamam a republica, a chamam de BRASIL!"



 NO DIA 15 DE NOVEMBRO DO ANO DE 1989 o Brasil passava por um processo muito importante tanto no aspecto politico quanto em seu desenvolvimento, foi pensando nisso que nossa diretoria preparou um resumo rápido sobre o dia 15 de novembro de 1989 data em que se proclamava a REPUBLICA DO BRASIL.





O QUE É?


Conhecido como levante politico militar ocorrido em 15 de novembro de 1989 foi a forma encontrada de restauração da republica federativa presidencialista do governo brasileiro, esse por sua vez derrubou de imediato a monarquia constitucional parlamentarista do pais Brasileiro.




COMO ACONTECEU?



No ano de 1989 na Praça da Aclamação(Atual praça da republica)na cidade do Rio de Janeiro, coordenados pelo Marechal Manoel Deodoro da Fonseca um grupo de militares do exercito brasileiro, destituiu o imperador da época assumindo o poder do País.

No mesmo dia 15 então instituído um governo provisório republicano ao qual faziam parte os seguintes membros:
  •  Manoel Deodoro da Fonseca (Presidente),
  •  Floriano Peixoto (Vice Presidente),
  • Benjamin Constante(Ministro),
  • Quintino Bocaiuva(Ministro),
  • Campos Sales(Ministro),
  • Aristides Lobo(Ministro),
  • Demétrio Ribeiro(Ministro),
  • Almirante Eduardo Wandenkolk (Ministro).


A PROCLAMAÇÃO




O governo imperial, através do 37º e último gabinete ministerial, empossado em 7 de junho de 1889, sob o comando do presidente do Conselho de Ministros do Império, Afonso Celso de Assis Figueiredo, o Visconde de Ouro Preto, do Partido Liberal, percebendo a difícil situação política em que se encontrava, apresentou, em uma última e desesperada tentativa de salvar o império, à Câmara-Geral, câmara dos deputados, um programa de reformas políticas do qual constavam, entre outras, as medidas seguintes: maior autonomia administrativa para as províncias, liberdade de voto, liberdade de ensino, redução das prerrogativas do Conselho de Estado e mandatos não vitalícios para o Senado Federal. As propostas do Visconde de Ouro Preto visavam a preservar o regime monárquico no país, mas foram vetadas pela maioria dos deputados de tendência conservadora que controlava a Câmara Geral. No dia 15 de novembro de 1889, a república era proclamada.




COMUNICAÇÃO UMEFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário