[Fechar]

11/20/2016

20 DE NOVEMBRO - Vamos falar de liberdade?






"Nem os chicotes, as várias voltas na árvore do esquecimento, nossos filhos, irmãos, netos e mães jogados ao mar, mortos-vivos na lavoura, na invisibilidade da política, na falta de identidade em frente ao cano e o gatilho nos fizeram esquecer quem somos: Pretos, Afro-indígenas, Raiz da Liberdade!"




No dia 20 de novembro em todos os cantos
do Brasil comemora-se o dia da consciência negra, o dia em si foi criado no ano de 2003 e ai então incluído no calendário escolar.

Faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos.


A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães.

O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.

Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas.

Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam.

As casas dos escravos eram de chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas dos barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades de suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os índios durante o período de colonização.

Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade.




ATUALMENTE:


Se faz muito importante sim lembrar de datas como o dia 20 de novembro, o dia em que lembramos a luta de nossos negros e negras, mais precisamos falar de racismo de preconceito e de exclusão.


Nossos e nossas negras não precisam e nem podem ser lembrados somente no dia 20, mais sim respeitados todos os dias, claro pois, a luta contra o preconceito vinda de todos os tipos em todos os âmbitos não ocorre somente em um dia, mais sim todos os dias, nossos meninos e meninas negros e negras são vitimas de uma violência que não aparece na TV, nem muitas vezes é noticiada para que fiquem sabendo, é algo escondido, que cada dia tira dos olhos a vontade de ver um futuro e o sorrisos de nossos grande heróis.

É preciso para nós lembrar que a escravidão já se foi e que vivemos ou ao menos vivíamos em um mundo democrático e que todos tem direito de pensar, agir e falar, não podemos impedir a expressão de quem realmente fez parte da história do Brasil.

História escrita por ZUMBI e por ISABEL também, e pelos nossos e nossas negras e negros que hoje já não estão nos quilombos, nas prisões no acoite, agora estão na rua e fazem a mudança acontecer todos os dias.



COMUNICAÇÃO UMEFI







Nenhum comentário:

Postar um comentário